17 de julho de 2017

Recursos para Tempo de Compartilhar - Semana 4 - Julho 2017

"Honestidade é dizer a verdade, sejam quais forem as consequências"

Jornalzinho do Tempo de Compartilhar

A corda da honestidade - Ideia do blog Primária SUD Detalhes
Chame uma criança para sentar de frente para as outras, comece a falar sobre honestidade. Conversem sobre as consequências quando escolhem ser honesto. Depois explique sobre a desonestidade e enrole uma corda ao redor da criança, cada vez que lembrarem de um ato desonesto enrole mais a corda na criança, até ela ficar presa na cadeira de maneira que não consiga se desenrolar. Peça que ela tente se soltar, e explique que cada vez que nós escolhemos ser desonestos é mais e mais difícil de sair das mentiras e pecados. Comece a desenrolar a corda ao explicar que quando escolhemos ser honestos e nos arrependemos, vamos ser livres dos nossos erros e vamos ficar com a consciência limpa.

Lista de "estudos de casos" - Ideia do blog Margem SUD
Perguntas sobre honestidade para usar com a idéia do esboço do tempo de compartilhar.
Honesto e verdadeiro em todos os tempos - Ideia do site da Igreja
Discuta com as crianças o que significa ser honesto e verdadeiro. Explique que há muitos exemplos nas escrituras de pessoas que eram honestas e verdadeiras, mesmo quando era perigoso ou difícil. Divida as crianças em quatro grupos. Dê a cada grupo um relato bíblico de honestidade para discutir, então peça a um representante de cada grupo que compartilhe com todas as crianças o que aprenderam. Algumas histórias sugeridas: Joseph Smith é perseguido (JS-História 1: 21-25); Paulo é chamado de louco (ver Atos 26: 13-25); Abinadi prega ao rei Noé (ver Mosias 13: 1-9), Jesus Cristo é julgado (ver Mateus 26: 63-67).

Acreditamos na Verdade - Ideia do site da Igreja
Coloque duas grandes tiras de papel no quadro-negro, em uma escrito VERDADE e na outra MENTIRA. Prepare um conjunto de declarações que sejam verdadeiras e outro conjunto de declarações que não sejam verdadeiras. Exemplo: A neve é ​​branca. A chuva está molhada. As pessoas precisam de água para viver. O sal é doce. O sol está escuro. O sorvete é quente.
Organize uma dança das cadeiras no meio da sala, peça às crianças que marchem ao redor das cadeiras enquanto cantam "As Cores da Nossa Primária" (Músicas para crianças, página 131). Quando a música para, peça à criança que ficou sem cadeira que escolha uma das declarações e coloque-a sobre a coluna verdade ou mentira. Pergunte às crianças o que é verdade e o que significa ser honesto. Lembre-os de que acreditamos em ser honestos (Regras de Fé 1:13).